Dados parciais mostram que foram coletados mais de 23 toneladas de resíduos sólidos

A participação da população foi decisiva para o sucesso da campanha de recolhimento de lixo eletrônico E-Lixo, realizada pelo SESCAP-PR em cinco cidades paranaenses. Os números são parciais e apontam para mais de 23 toneladas de equipamentos recolhidos, sendo 14 toneladas em Umuarama, 850 kg em Maringá, 2 toneladas em Arapongas e 6.240 quilos em Curitiba. A regional de Guarapuava divulgará o total arrecadado ainda hoje.

A campanha E-Lixo é uma das grandes ações de responsabilidade social do SESCAP-PR e seu objetivo é coletar materiais eletrônicos descartáveis e dar uma destinação correta a eles para que não poluam o meio ambiente. Foi lançada em 2011 para revolver um problema de acúmulo de material nas empresas representadas pelo SESCAP-PR e, posteriormente, foi estendida à população.

Até hoje 526.189 quilos de materiais descartáveis foram arrecadados nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Sabáudia, Toledo e Umuarama.

Benefício

Para o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, a campanha beneficia o meio ambiente - com a retirada de lixo que normalmente seria descartado de forma incorreta - e também centenas de famílias que trabalham com o processamento de materiais recicláveis.

Parceria

Esta campanha conta com apoio das prefeituras municipais, Secretarias do Meio Ambiente, universidades e entidades que trabalham com materiais recicláveis. Em Curitiba, mais de 6.240 quilos foram destinadas à associação de catadores Graciosa (ACAT) e União do Bairro (Acuba).

Campanha E-Lixo em Arapongas

Campanha E-Lixo em Curitiba

Campanha E-Lixo em Guarapuava

 Campanha E-Lixo em Maringá 

Campanha E-Lixo em Umuarama