Principais Notícias

A relação segura entre empresas com Certificado Digital

Publicado em 11/07/2017

No momento em que as atenções das corporações se voltam à preocupação em relação à segurança na internet, tendo em vista os recentes ataques mundiais de hackers, relacionar-se com parceiros que tenham e utilizem Certificado Digital passa a ser fundamental. É que por conta da criptografia e algoritmos embarcados num certificado digital, associado à biometria, se garante com essa importante ferramenta a probabilidade de ocorrência de fraudes próxima de zero. Ou seja, atuar num ambiente protegido pela Certificação Digital pode trazer maior tranquilidade ao ambiente de negócios, pois o certificado garante criptografia, não repúdio de autoria e fidelidade do documento quanto à origem e conteúdo.

Por várias razões, as empresas fazem pesados investimentos nessa área. Tornou-se, afinal, essencial resguardar informações, prevenir fraudes internas e externas e protegeras estratégias do negócio. A essência de uma companhia, todos sabemos, são as informações que se processam, armazenadas como banco de dados de clientes, vendas, cadastros, planos estratégicos, programas de metas, projetos, produtos a serem lançados, composição do perfil do pessoal contratado, políticas de atuação, compras e formação de estoques. Sem contar os dados financeiros de receitas e gastos e as relações creditícias com bancos. Os riscos estão todos os dias rondando essas informações. Captadas ou distribuídas por pessoas erradas e usadas pelos cibercriminosos, esse tipo de vazamento pode pôr fim à própria empresa. Pode-se inviabilizar toda uma operação empresarial, com prejuízos de alta monta.

Por isso sempre recomendo que se busque atuar com clientes e fornecedores que também utilizem o certificado digital. Quando isso não é possível, procure estimular seu parceiro ao uso, mostrando as possibilidades de uso e as vantagens que advêm com o Certificado Digital.

A Certificação Digital permite assegurar a identidade de pessoas e empresas até para a simples emissão de um email. Com ela, as plataformas dos dois lados passam a estar protegidas de eventuais ataques. O Certificado Digital, além dessa questão da segurança, atua como um agente de combate à burocracia, na medida em que permite assinaturas de contratos à distância, de forma virtual, sem deslocamentos, gastos com mensageiro sou a necessidade de se manter um local físico apenas para a guarda de arquivos mortos e outros papéis. Ou seja, adquirir um Certificado Digital é, acima de tudo, um grande investimento e uma relação custo beneficio altamente atrativa, por permitir enorme corte de custos.

O Certificado Digital tem aceitação irrestrita e validade jurídica, além de ser sustentável, na medida em que elimina a utilização de papel. Os Certificados Digitais emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil) autenticam seus portadores, sites e já são utilizados por milhões de empresas e pessoas físicas. Pense nisso quando for estabelecer relações com novos parceiros em sua empresa.

*ANTONlO CANGlANO É DIRETOR-EXECUTIVO DA ANCD (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL).

Fonte: FOLHA DE PERNAMBUCO - Recife

 

s
  • Siga o SESCAP-PR
  Destaques