Empresários compartilharam informações sobre a gestão de seus negócios

Nesta sexta-feira (9), três grandes empresários contábeis de diferentes regiões do País compartilharam suas experiências e segredos de sucesso durante o Painel do Empresário Contábil, no segundo dia do 4º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar), realizado Centro de Eventos Sistema Fiep, em Curitiba.

Mais de 400 empresários e profissionais do setor de serviços assistiram ao bate-papo entre Mário Mateus, diretor da Matur Organização Contábil, de Belo Horizonte (MG); Rui Cadete, presidente do Conselho da Rui Cadete Consultores no Rio Grande do Norte e Paraíba, e da RC Tecnologia em Gestão, de Natal (RN); e Miriam Troiano, empresária à frente da administração e do financeiro da Fiel Empresa Contábil, de Guarulhos (SP). A mediação do Painel ficou sob responsabilidade de Laudelino Jochem, um dos maiores conhecedores das normas contábeis nacionais e internacionais. Jochem é contador, especialista em Contabilidade e Finanças e em Gestão Tributária.

Os empresários trouxeram experiências e informações sobre momentos e atitudes que fizeram a diferença em suas empresas ao longo da história.

Miriam Troiano contou aos participantes do 4º Enescopar a história de sucessão que ocorreu na empresa, após o falecimento inesperado do seu esposo há 12 anos. Ela, administradora por formação, assumiu a empresa ao lado dos filhos, que buscaram qualificação na área Contábil para enfrentar o desafio. “Sou uma pessoa muito firme e determinada e iria vencer e superar esse processo. Mergulhei de cabeça no trabalho, com meus filhos. O estudo era contínuo em meio a rotina atribulada do escritório. Foi uma fase difícil, mas superamos”, contou Miriam. Ela contou aos participantes do Enescopar que um dos diferenciais da sua empresa é o investimento em tecnologia, sem deixar de prestar atenção no lado humano e na valorização dos colaboradores. “Repassei esse valor aos meus filhos. A nossa história é um case de superação de dor e de realização pessoal. Conseguimos seguir em frente e a empresa ficou em pé”.

Já Mário Mateus compartilhou as inovações aplicadas na empresa em busca da excelência. “Buscamos que todos pensem juntos para alcançar o propósito definido. Todos pensam, fortalecem e energizam esse objetivo principal. O importante é que as pessoas estejam engajadas e comprometidas”, explicou. Os diferenciais da empresa são o Matur Workplace, espaço para treinamentos e reuniões que podem ser alugados pelos clientes da empresa por apenas 30% do valor de mercado; Lazy Place Matur, um espaço lúdico de descanso e lazer para os colaboradores da empresa; eventos com os clientes, como o Matur Gourmet; reuniões para conhecer melhor os negócios dos clientes e outras atividades de fomentam a excelência dos serviços prestados. “E, principalmente, nós buscamos adotar a empatia em nossas ações dentro da empresa, não fazer com o outro o que não gostaríamos que fizessem conosco”.

Rui Cadete aproveitou sua fala para explicar como sua empresa se desenvolveu ao longo de seus 26 anos de existência. “Nós temos uma cultura de aprendizado e empoderamento, nossa jornada é aprender. Aplicar, aprimorar e aprender. Acredito que não exista outra saída diante deste cenário que estamos vivendo”, afirmou. Cadete contou as mudanças estruturais, gerenciais e culturais que a empresa precisou enfrentar para alcançar o sucesso. “Nossa empresa se tornou um ambiente colaborativo, participativo, com acompanhamento para alta performance, foco em otimização e divulgação constante dos propósitos da empresa”.

O mediador do bate-papo, Laudelino Jochem, parabenizou os empresários pela coragem de se reinventarem e dividirem suas experiências com os participantes do 4º Enescopar. “São três histórias fantásticas. Realidades construídas no dia a dia, percebendo as necessidades que foram surgindo. Temos sempre que lembrar que é nas adversidades que encontramos oportunidades”, disse.

De acordo com o presidente do SESCAP-PR, Mauro Kalinke, o Painel abordou questões importantes para os empresários contábeis. “Foram discutidas informações enriquecedoras. Vivemos um momento de transformações e essa troca de experiências é fundamental para que as empresas possam se desenvolver neste novo cenário”, explica.

Conta Azul, parceira dos contadores

 O coordenador de Marketing da ContaAzul, Gabriel Manes, parabenizou os participantes do 4º Enescopar, que estão investindo em conhecimento e inovação. Ele frisou que a Conta Azul apoia o papel consultivo do contador para garantir uma contabilidade mais assertiva, sustentável e que gere impacto para o cliente. “O mercado contábil está em transformação, mas vocês não estão sozinhos. A Conta Azul é um parceiro da atividade contábil. Contem conosco”, disse. A empresa é uma das patrocinadoras do 4º Enescopar.

Programação

Além dos empresários participantes do painel, outros grandes profissionais já ocuparam o palco do 4º Enescopar. Os participantes puderam assistir às palestras de Arthur Igreja, Gil Giardelli, Jaqueline Weigel e Ricardo Dória.

A palestra de encerramento será com Marcelo Violento, diretor regional no Sul do Brasil da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Os participantes também poderão visitar a Feira de Negócios, que reúne empresas e instituições do setor de serviços de todo o País. O espaço também é uma oportunidade de networking e conhecimento de tendências.

Leia mais:

4º Enescopar: Arthur Igreja entusiasma empresários em palestra de abertura 

 4º Enescopar: Gil Giardelli ensina como garantir espaço no universo digital