Com a aproximação do prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda os contribuintes começam a correr para não perder a data limite. E para orientar a população de Umuarama sobre o correto preenchimento da declaração, o SESCAP-PR promoveu na última sexta-feira, dia 15, a Campanha Declare Certo. O ponto de atendimento foi na Avenida Rio Branco (em frente à Prefeitura Municipal).

Segundo o diretor regional do SESCAP-PR, Hélio de Souza Camargo, as pessoas que optam por fazer sua própria declaração geralmente têm dúvidas na hora de preencher o documento. “Todos os anos a Receita traz novidades e há também atualização de valores, por isso os empresários contábeis realizam esse trabalho voluntário de orientação” explicou.

 Ao longo do dia, dezenas de pessoas passaram pela tenda da Campanha e tiraram suas dúvidas. De acordo com Camargo os principais questionamentos foram sobre as deduções de permitidas. “As dúvidas são principalmente em relação a como deduzir as despesas médicas, gastos com educação e dependentes”, exemplificou.

Blitz do FIA

Além de sanar as dúvidas, os voluntários também incentivaram os contribuintes a destinar parte do seu imposto devido aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA) conforme previsto na Lei 12.594/2012. A ação fez parte da Blitz do FIA que aconteceu simultaneamente à campanha Declare Certo. Na ocasião também foram distribuídos panfletos explicativos e exibidos cartazes de sensibilização.

 A Blitz contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Umuarama. Representantes da entidade acompanharam a programação e ajudaram no trabalho de conscientização dos contribuintes.

 Em sua 13ª edição, a campanha aconteceu simultaneamente nas cidades de Apucarana, Arapongas, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama. (Sodre Júnior)