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Nossa História

Em 1987, o Brasil passava por um momento político e econômico significativo. Após 21 anos de regime militar, foi instalada a Assembléia Nacional Constituinte, com a finalidade de elaborar uma Constituição democrática que atendesse aos anseios da população. Em meio a esse cenário, um grupo de empresários paranaenses decidiu unir forças para atuar em defesa do setor de serviços. Surgiu, assim, a Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Paraná.

No ano seguinte, em 09 de setembro de 1988, o Ministério do Trabalho expediu a Carta de Reconhecimento Sindical e transformou a então associação em sindicato patronal de 1º grau. O ato oficializou a fundação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), dando à entidade o poder de realizar negociações coletivas de trabalho.

Dessa forma, o SESCAP-PR foi elevado a legítimo representante de duas categorias econômicas: empresas de serviços contábeis e empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas. A estas categorias incorporam-se outras 94 atividades empresariais, conforme previsão do art. 3º de seu Estatuto Social.

O SESCAP-PR também é integrante do 3.º Grupo da Confederação Nacional do Comércio. É filiado à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), e faz parte do Sistema Confederativo Sindical do Comércio (SICOMERCIO).

 

Estrutura

A entidade possui sede própria, localizada na Rua Marechal Deodoro, 500, no centro de Curitiba. Suas instalações estão distribuídas em cinco pisos (6º, 10º, 11º, 13º e 15º andares) do Edifício Império.

O sindicato assegura sua representatividade em todo o Estado, por meio de sua sede própria, em Curitiba, e de seus escritórios regionais instalados nas cidades de Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama. Além disso, o SESCAP-PR possui uma Delegacia Sindical, em Medianeira, e postos de atendimento localizados na Prefeitura Municipal de Curitiba, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no SEBRAE-PR e na Junta Comercial, em Curitiba, que, juntos, atendem a 332 municípios paranaenses.

 

Composição estatutária

A composição estatutária do SESCAP-PR é formada por:

  • Assembléia Geral,
  • Diretoria,
  • Conselho Fiscal,
  • Delegação Federativa;
  • Câmaras Setoriais;
  • Escritórios Regionais e
  • Delegacias.

A Assembléia Geral é o órgão deliberativo do sindicato.

A Diretoria é o órgão administrador do SESCAP-PR. É composta por: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, diretor secretário geral, diretor de administração e finanças adjunto, diretor de relações sindicais, diretor de eventos, diretor jurídico, diretor de relações com o interior, além de três diretores suplentes.

À diretoria e aos delegados sindicais atribuem-se a representação e a defesa dos interesses das categorias econômicas perante as autoridades administrativas e judiciárias.

O Conselho Fiscal tem competência exclusiva de fiscalização da gestão financeira da entidade.

A Delegação Federativa representa o sindicato perante a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), à qual o SESCAP-PR está filiado.

As Câmaras Setoriais são criadas por meio de Portaria assinada pelo Presidente, com finalidade de acompanhar cada atividade preponderante representada pelo SESCAP-PR e analisar suas peculiaridades para que se possa criar serviços apropriados, atender reivindicações específicas, estabelecer prioridades, fazendo, assim, uma representação dirigida a cada categoria abrangida por esta entidade sindical patronal.

Cada câmara setorial terá um diretor que será indicado pela categoria, dando-se preferência para associados que exerçam atividades econômicas abrangidas pelas respectivas câmaras. O nome indicado será apresentado em reunião de Diretoria para homologação e posterior nomeação pelo Presidente da entidade. Havendo necessidade, o diretor de Câmara indicará um diretor adjunto, submetendo a indicação à aprovação da Diretoria.

Essas câmaras são divididas em:

I - Recursos Humanos - atende as atividades inerentes às empresas de trabalho temporário, recursos humanos etc.

II - Serviços de Contabilidade/Mercosul - atende as atividades inerentes às empresas de serviços contábeis e assuntos ligados ao MERCOSUL;

III - Serviços das Empresas de Governo do Estado - atende as atividades inerentes às empresas de estatais (empresas públicas e de economia mista) vinculadas ao SESCAP-PR.

IV - Serviços de Mediação - atende as atividades de mediação;

 

Serviços aos Associados

O SESCAP-PR disponibiliza uma série de serviços aos seus associados e representados, como certificação digital, cursos, palestras e workshops, assessoria jurídica, consultoria, além de convênios e parcerias com empresas de diferentes segmentos.

A entidade tem atuado junto a parlamentares Estaduais e Federais, para salvaguardar interesses e solucionar problemas inerentes às categorias econômicas representadas. Participa efetivamente de ações que visam amenizar os problemas sociais, promovendo diversas campanhas socioambientais (doação de alimentos, coleta de lixo eletrônico, etc.)

Enfim, o SESCAP-PR tem executado um trabalho inteiramente voltado a uma representação eficiente para alcançar, com isso, a satisfação dos seus associados. A entidade busca incessantemente aprimorar e ampliar os seus serviços dentro de uma administração responsável e consciente, enaltecendo sempre a importância da participação constante dos seus associados.

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