Capacitar líderes para atuarem em Conselhos Consultivos e de Administração, desenvolvendo uma visão estratégica baseada em boas práticas de Governança Corporativa, a fim de enfrentar a complexidade dos negócios e contribuir para a tomada de decisões eficazes e sustentáveis.
Empresários contábeis, advogados, administradores, economistas, e demais profissionais que tenham interesse em atuar de forma estratégica na governança corporativa de empresas, associações e entidades.
Profissional Sênior, Gestor, Mentor e Conselheiro para todas as áreas de Gestão Empresarial. Soma experiência de 30 anos como executivo, iniciadas em segmento bancário, e logo após em gestão financeira, industrial, varejo, agrícola e serviços. Larga experiência em Gestão Plena, Governança Corporativa e estratégias, planejamento (financeiro, comercial, marketing, estratégico) gestão de processos, reestruturação de modelos de gestão, fusão, ESG, sucessão e migração societária. Experiência ampla na atuação como Gestor, Consultor, Conselheiro e CEO/CFO. Professor para graduação e pós, autor, consultor, palestrante e articulista.
O PFC – Programa Formação de Conselheiros será conduzido no formato híbrido, combinando aulas presenciais e remotas, conforme o cronograma abaixo.
Aula 1 – 13/06/2025
Introdução à Governança Corporativa (8h presenciais + 4h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Princípios e práticas de Governança
– Métodos e táticas de Governança Corporativa
– Modelos de gestão e estruturação de Conselhos
– Responsabilidades e deveres do Conselheiro
– Relacionamento com Diretoria e Acionistas
– Tipos de Conselhos: LTDA, S/A, Mistas, Familiares
– Táticas de controle estratégico
Aula 2 – 04/07/2025
Aspectos Legais e Regulatórios (8h presenciais + 4h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Elementos regulatórios e legislação aplicável (S/A, IPO etc.)
– Compliance e ética na base legal (LGPD, sigilo, CCB)
– Gestão de contratos
– Responsabilidade civil e ordenanças jurídicas
Aula 3 – 25/07/2025
ESG – Environment, Social and Governance (8h presenciais + 2h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Meio Ambiente: Aspectos legais, regulamentos, novas demandas
– Responsabilidades sociais
– Estratégias de integração social
– Implementação de protocolos ESG
– Táticas de controle estratégico
Aula 4 – 15/08/2025
Análise de Indicadores de Gestão (KPIs) e Relatórios (8h presenciais + 4h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Modelos e táticas de interpretações das demonstrações
– Avaliação de desempenho de métricas financeiras
– Implementação e análise de KPIs / Dashboards
– Análise sistêmica dos pilares de gestão (Marketing, Pessoas, Processos, Finanças)
Aula 5 – 05/09/2025
Tomada de Decisão e Resolução de Conflitos (8h presenciais + 2h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Métodos de tomada de decisão
– Mediação e resolução de disputas internas entre sócios/acionistas
– Gestão de relacionamento com stakeholders
– Importância da transparência na Governança
Aula 6 – 26/09/2025
Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Conduta (8h presenciais + 4h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Habilidades de liderança e influência
– Networking e desenvolvimento de relacionamentos
– Habilidades consultivas dedicadas à atividade de Conselheiro
– Elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Aula 7 – 17/10/2025
Tendências, Inovação e Inteligência Tecnológica (8h presenciais + 2h de atividades on-line, agenda definida em conjunto com a turma).
– Políticas de inovação e tendências
– Impacto das tecnologias emergentes (IA, RPA, Proccess)
– Tecnologias e sistemas na Governança
Aula 8 – 07/11/2025
Estudo de Casos e Simulações (8h presenciais)
– Análise de casos reais
– Simulações de atuação em Conselho
Mentoria Individual – 07/11 a 21/11/2025 (2h presenciais ou remotas, com agendamento)
Sessão personalizada para cada participante, alinhando expectativas, potenciais e vocações para atuação como Conselheiro.
Coordenador e Facilitador: Luiz Carlos Tiossi
Profissional Sênior, Gestor, Mentor e Conselheiro para todas as áreas de Gestão Empresarial. Soma experiência de 30 anos como executivo, iniciadas em segmento bancário, e logo após em gestão financeira, industrial, varejo, agrícola e serviços. Larga experiência em Gestão Plena, Governança Corporativa e estratégias, planejamento (financeiro, comercial, marketing, estratégico) gestão de processos, reestruturação de modelos de gestão, fusão, ESG, sucessão e migração societária. Experiência ampla na atuação como Gestor, Consultor, Conselheiro e CEO/CFO. Professor para graduação e pós, autor, consultor, palestrante e articulista.
Professor Facilitador: Rodrigo Rocknebach
Advogado sênior com mais de 22 anos de experiência no Direito Civil e Administrativo, com ênfase em Contratos Públicos e Privados, Governança Jurídico-Corporativa, licitações e obrigações. Atuante como Consultor Jurídico para os temas afins em diversas empresas e segmentos. Pós Graduado em Direito Agrário e Ambiental, Doutorando em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidad Católica de Buenos Aires – PUC-BA. Professor para graduação, pós graduação e palestrante.
Professora Facilitadora: Indakeia Lima
Administradora de Empresas, pós-graduada em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano – PUC/PR, Marketing e Planejamento Empresarial – FAE/PR. Formação Internacional com Missão Técnica em Liderança Pública pela American University. Mentora Estratégica de Líderes e Gestores com formação em Mentoria Estratégica pela MentorTalks, Formação em Inovação para Gestão Pública Empreendedora pelo Icities e ISAE/PR e Gestão ESG e Sustentabilidade Corporativa Robert Roché do Brasil –
2023. Facilitadora do tema Liderança e ESG Sebrae PR – autora do ebook ESG para pequenas empresas. Conteudista facilitadora da Oficina Jornada ESG em Ação, Sebrae/ES. consultoria técnica para a criação de Relatório de Sustentabilidade e Boas Práticas ESG e de relatórios COE para o Pacto Global. Consultora técnica para criação de conteúdo e metodologia para Cartilhas Orientativas dos ODS, e de manuais setoriais para adesão ao pacto global. Presidente da Legião da Fraternidade
Professor Facilitador: Vinicius Millani
Profissional Sênior, Gestor, Consultor, Mentor e Especialista em Desenvolvimento Econômico e Cidades Sustentáveis. Especialista em Políticas Públicas, Governança Participativa, Planejamento Estratégico Territorial, Projetos Estruturantes e Captação de Recursos. CEO da Inova Cities e da ICONTAZ, conduz projetos voltados à transformação digital, com uso de metodologias ágeis, plataformas interativas e Inteligência Artificial. Expertise em ESG, inovação pública, negociação de alto impacto, reorganização institucional e planejamento orientado por dados. Professor universitário por 10 anos, palestrante e articulador de redes colaborativas. Participa ativamente de fóruns de tendências e inovação, com formações em IA, machine learning, governança de dados e transformação digital aplicada ao setor público e ao desenvolvimento sustentável.
⚠️ VAGAS LIMITADAS!
Garanta sua participação e torne-se um Conselheiro preparado para os desafios do mercado!
TORNE-SE UM CONSELHEIRO DE ALTA PERFORMANCE!
A complexidade dos negócios exige líderes preparados para atuar em Conselhos Consultivos e de Administração, contribuindo com uma visão estratégica fundamentada em boas práticas de Governança Corporativa.
O Sescap-PR apresenta um programa exclusivo, desenvolvido para empresários contábeis, advogados, administradores, economistas, e demais profissionais que tenham interesse em atuar de forma estratégica na governança corporativa de empresas, associações e entidades.
⚠️ VAGAS LIMITADAS!
Garanta sua participação e torne-se um Conselheiro preparado para os desafios do mercado!
PROFISSIONAIS COM REGISTRO ATIVO NO CRC
DEMAIS INTERESSADOS