Simples Nacional 2018

Objetivo

Atualizar os participantes sobre as novas regras do Simples Nacional que entram em vigor a partir de 2018, e sobre os cuidados para a realização do cálculo do Simples Nacional.

Público-Alvo

Contadores, advogados, analistas e assistentes fiscais, auditores, empresários, gestores e demais interessados na matéria.

Conteúdo

1) Comércio (Anexo I) – Novas regras a partir de 2018:
• Novas alíquotas;
• Novo método de cálculo;
• Novas regras para recolhimento de ICMS: Receita entre 3,6 e 4,8 milhões;
• Regras de recolhimentos de ISS e ICMS separadamente;
• Novas regras para aplicação da Redução/Isenção do ICMS no Paraná;
• Novas Rotinas do Escritório de Contabilidade para atividades de comércio.

2) Indústria – Anexo II
• Novas alíquotas;
• Novo método de cálculo;
• Novas regras para recolhimento de ICMS: Receita entre 3,6 e 4,8 milhões;
• Novas atividades de indústrias;
• Novas regras para aplicação da Redução/Isenção do ICMS no Paraná;
• Novas Rotinas do Escritório de Contabilidade para atividades de indústria.

3) Serviços - Anexos III, IV, V e VI
• Diferenças entre os anexos III, IV e V;
• Extinção do Anexo VI;
• Novas regras para recolhimento de ISS: Receita entre 3,6 e 4,8 milhões;
• Novas regras para recolhimento de ICMS-Transportadoras: Receita entre 3,6 e 4,8 milhões;
• Fator de empregabilidade
• Novas Regras para continuar aplicando o anexo III (determinadas atividades);
• Novas Regras para aplicação do Anexo V;
• Novas regras para “salão de beleza” e barbearias;
• Planejamento tributário Anexo III x Anexo V

4) Novas ferramentas de fiscalização
• Notificações prévias;
• Ausência de procedimentos de fiscalização in loco;

5) Novas regras para o MEI;

6) Novos procedimentos facilitadores de exportação e licitações;

7) Novos métodos de comparação com lucro presumido.

Instrutor

HUGO ANDRÉ FERNANDES:

Contador e perito contábil, ministra cursos de especializações tributárias e cursos de formação profissional desde 2013 em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo. Certificado pela academia SAP - FI (2014), com atuação em sistemas de gestão com ênfase em ambientes SAP de grandes companhias; pós-graduado em contabilidade tributária pela Faculdade de Educação Superior do Paraná de Curitiba – FESP, Contador formado pela Universidade Paranaense de Umuarama – UNIPAR.
INFORMAÇÕES GERAIS

Caso haja desistência por parte do inscrito, não haverá devolução do valor nem a compensação do crédito para outro treinamento realizado pelo SESCAP-PR.

CERTIFICADO

O certificado estará disponível no site www.sescap-pr.org.br na aba "Qualificação - Cursos" dois dias úteis após a realização do evento e ficará disponível por um período de 6 meses. Para ter direito ao certificado de conclusão faz-se necessário 80% de frequência.

APOSTILA

A apostila estará disponível no site www.sescap-pr.org.br na aba "Qualificação - Cursos" até três dias antes do treinamento e deverá ser impressa pelo participante.

FALTAS

Não serão aceitas justificativas verbais ou por escrito para o abono de faltas.

CANCELAMENTO DO CURSO

O SESCAP-PR se reserva o direito de cancelar o curso, caso não haja um número mínimo de inscritos.

CURSOS COM PRÉ-REQUISITOS

Para os cursos com pré-requisito, o inscrito se responsabiliza por eventual não compreensão e captura do conteúdo ministrado, não reservando assim, o direito de devolução dos valores investidos.

Informações

(44) 3622-5199 com Francislene ou pelo email umuarama@sescap-pr.org.br