eSocial
Da interpretação à implantação

O modelo de fiscalização evoluiu. Agora é informatizado. E você vai acompanhar essa evolução?

Objetivo

Disponibilizar de forma prática e didática o processo de adequação e implantação do eSocial. Estudo técnico das atuais 45 tabelas de rubricas, como auditar os processos e o sistema de folha de pagamento para garantir solidez e segurança na transmissão das informações.

Público-Alvo

Indicado para todos os profissionais de todos os níveis que atuam direta ou indiretamente nas relações de trabalho, saúde e segurança do trabalho, administração, contabilidade, departamento de pessoal, recursos humanos, jurídico e tecnologia da informação e comunicação. Estudantes e demais interessados.

Conteúdo

1- eSocial aspectos teóricos e legais:
objetivos, objetos e conceitos do eSocial, regras gerais para sua implantação: obrigações acessórias que serão substituídas (Caged, Rais, Sefip, Dirf, Cat, PPP, Manad e folha de pagamento), visão geral do sistema e fluxo das informações, análise das verbas incidentes INSS, IRRF, FGTS, cronograma, recepção do evento no ambiente eSocial, modelo operacional, certificado digital e código acesso web

2- eSocial aspectos práticos:
análise dos impactos nos processos internos e externos, revisão das práticas com todos os grupos de trabalhadores (empregados, avulsos, contribuintes individuais, avulsos, cedidos, estagiários e/ou residentes, MEI, etc), revisão dos processos administrativos e judiciais com impacto no recolhimentos dos tributos sobre a folha de pagamento, alinhamento da área de SESMT (engenharia de segurança e medicina do trabalho – PPRA; LTCAT; PCMSO) com as contribuições à previdência social, procedimentos preliminares ao envio dos arquivos; análise dos “gaps”, riscos e certificação do processo.

3- Gestão dos eventos trabalhistas através do eSocial:
processos de admissão e o registro eletrônico de empregados (inclusive o preliminar), registros de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, segurança e saúde do trabalho, monitoramento dos afastamentos temporários e dos riscos ocupacionais, registros de estabilidade e garantia provisória de emprego, férias e os processos de desligamento do trabalho: prioridade no projeto eSocial

4- Implementação do e-social
Criação do comitê interno de implantação do e-social, mapeamento do empregador e auditoria de documentos do eSocial, rotinas e práticas, rotina de folha de pagamento, como se preparar para reduzir os impactos desta mudança, revisão das principais alterações da legislação trabalhista, incluindo todas as alterações da Reforma Trabalhista.


OBS: Trazer a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)

Instrutor

Taylan Alves

Administrador, advogado, mestrando em Consultoria pela Rotterdam University – Holanda, especialista em Gestão Estratégica de Negócios, especialista em Advocacia Trabalhista, auditor líder ISO 9001:2015; auditor e consultor independente. Membro da ABRH e do Conselho de Direito e Justiça do Trabalho da OAB Londrina e professor em diversas instituições.
INFORMAÇÕES GERAIS

Caso haja desistência por parte do inscrito, não haverá devolução do valor nem a compensação do crédito para outro treinamento realizado pelo SESCAP-PR.

CERTIFICADO

O certificado estará disponível no site www.sescap-pr.org.br na aba "Qualificação - Cursos" dois dias úteis após a realização do evento e ficará disponível por um período de 6 meses. Para ter direito ao certificado de conclusão faz-se necessário 80% de frequência.

APOSTILA

A apostila estará disponível no site www.sescap-pr.org.br na aba "Qualificação - Cursos" até três dias antes do treinamento e deverá ser impressa pelo participante.

FALTAS

Não serão aceitas justificativas verbais ou por escrito para o abono de faltas.

CANCELAMENTO DO CURSO

O SESCAP-PR se reserva o direito de cancelar o curso, caso não haja um número mínimo de inscritos.

CURSOS COM PRÉ-REQUISITOS

Para os cursos com pré-requisito, o inscrito se responsabiliza por eventual não compreensão e captura do conteúdo ministrado, não reservando assim, o direito de devolução dos valores investidos.

Informações

(44) 3622-5199 com Francislene ou pelo email umuarama@sescap-pr.org.br