Curso de Formação em Consultoria – FORCEC
FORCEC

Objetivo

Formar empresários de serviços contábeis, profissionais contabilistas, advogados, administradores, economistas, demais empresários e profissionais interessados, para o exercício de consultorias especializadas, desenvolvendo assim novas habilidades profissionais para a ampliação de seus horizontes de atuação. Estimular os Profissionais da área contábil e outras áreas afins ao desenvolvimento continuado, propondo seqüência em suas capacitações e treinamentos. Estimular o credenciamento de novos associados, a partir da proposta inicial de excelência em prestação de serviços e reciprocidade por parte do SESCAP-PR/IESCAP. Valorizar e evidenciar a participação do SESCAP-PR/IESCAP no desenvolvimento e na valorização de seus associados, propondo novas frentes de conhecimento e oportunidades. Oportunizar novas frentes de trabalho e ganhos para profissionais empreendedores e que buscam inovação e novas oportunidades de negócio.

Público-Alvo

Empresários contábeis, contadores, técnicos em contabilidade, advogados, administradores, economistas, formandos (último período de graduação) em Direito, Economia, Administração, Ciências Contábeis, demais interessados que sejam graduados em áreas equivalentes ou que estejam concluindo sua graduação nos próximos 6 meses.

Conteúdo

ENCONTRO 1 – Desenvolvendo Habilidades Consultivas
Tema voltado ao entendimento das habilidades necessárias para o desenvolvimento da consultoria em diversas frentes. Dimensionado através de exposição dialogada das competências imprescindíveis de um consultor, aplicação de testes para verifi-cação do estágio consultivo de cada participante, entendimento dos ambientes de consultoria e seus aspectos.
- Perfil Consultivo;
- Características de Liderança e Ação;
- Competências Consultivas;
- Práticas de Relacionamento e Ambientes de Consultoria
Carga horária: 08 horas

ENCONTRO 2
Primeira Etapa – Composição de Diagnóstico de Consultoria
Através do desenvolvimento e aplicação de ferramenta de diagnóstico especifica para implementação de processos consultivos nas empresas. Primeiro passo para qualquer processo, consiste no entendimento dos conceitos básicos para o desen-volvimento de diagnósticos precisos e corretamente indicativos às áreas de necessi-dade, divididos em quatro grupos.
- Conceito de Diagnóstico Consultivo;
- Ferramentas de Diagnóstico;
- Áreas de Diagnóstico;
- Modelos e Mecanismo de Análise (Macroambiente e Microambiente);
- Técnicas de Entrevista, Prospecção e Avaliação;
- Metodologia e Processos para Diagnósticos Organizacionais Empresariais.
Carga horária: 08 horas

ENCONTRO 3 – Análise Diagnóstica do Ambiente de Pessoas/RH-1
Objetiva a observação sistematizada e analítica do ambiente relacionado a pessoas de uma organização.
- Análise Preliminar dos Ambientes de RH;
- Recrutamento, Seleção, Contratação e Demissão;
- Análise dos Processos de Liderança; Ferramentas de Comunicação Corpora-tiva;
- Administração de Conflitos;
- Questionário de Diagnóstico
- Organizacional em Pessoas;
- Parecer Técnico;
- Formatação de Plano de Ações e Melhorias;
- Métodos de Monitoramento.
Carga horária: 08 horas

ENCONTRO 4 – Análise Diagnóstica do Ambiente de Pessoas/RH-2
Sequencia do Encontro 3.
Carga horária: 08 horas

ENCONTRO 5 – Análise Diagnóstica do Ambiente de Marketing – 1
Busca analisar em linhas de diagnóstico as aplicações mercadológicas, posiciona-mentos, análise de linhas de produtos, adequações, marcas, força de mídia (meio e mensagem). Foca os conceitos contemporâneos do marketing aplicados à realidade e mercado das empresas.
- Análise Preliminar dos Ambientes de Marketing;
- Conceitos, Áreas e Ambiente de Marketing;
- Marketing de Serviços, Produtos, Indústria;
- Merchandising e Ponto Comercial;
- Composto Promocional;
- Ferramentas de Vendas e Qualidade no Atendimento ao Cliente;
- Questionários de Diagnóstico Organizacional em Marketing;
- Parecer Técnico;
- Formatação de Plano de Ações e Melhorias;
- Métodos de Monitoramento.
Carga horária: 08 horas

ENCONTRO 6 – Análise Diagnóstica do Ambiente de Marketing – 2
Sequencia do Encontro 5.
Carga horária: 08 horas

ENCONTRO 7 – Análise Diagnóstica do Ambiente de Finanças – 1
Busca analisar em linhas de diagnóstico as orientações e práticas administrativo-contábeis financeiras, sistemas e processos de controle, posicionamento contábil-gerencial, endividamentos, Balanços Gerenciais, Composição e Análise de Índices e Indicadores (liquidez, giro, solvência, Patrimônio Líquido, Break Even Point).
- Análise Preliminar do Ambiente Financeiro;
- Controles Financeiros Essenciais;
- Análise Financeira Preliminar;
- Matemática Financeira Básica para Funções Consultivas;
- DRE, Balancetes, Ponto de Equilíbrio e Balanços Gerenciais;
- Análise de Balanço;
- Questionário de Diagnóstico Organizacional em Marketing;
- Parecer Técnico;
- Formatação de Plano de Ações e Melhorias;
- Métodos de Monitoramento.
Carga Horária: 8 horas

ENCONTRO 8 – Análise Diagnóstica do Ambiente de Finanças – 2
Sequencia do Encontro 7.
Carga Horária: 8 horas

ENCONTRO 9 – Apresentação presencial: exposição dos trabalhos e atividades de consultoria desenvolvidos ao longo do programa de forma orientada.

Instrutor

Luis Carlos Tiossi

MBA em Gestão de Negócios, Especialista em Comercio Exterior e Mercosul. Sócio Diretor da SETCON Consultoria e Treinamentos Empresariais e da SETE Assessoria Gerencial e Treinamento. Consultor de Gestão Empresarial há 18 anos, atuando em diversas empresas no cenário nacional. Autor, e coordenador para diversos títulos diretamente ligados para as áreas de Consultoria, Gestão de Negócios, Liderança, Marketing e Planejamento. Atua há 22 anos em Cursos Extra Curriculares, Graduação, Pós e MBA, contabilizando mais de 5.000 horas em sala de aula. Atua também em didática de ensino, formação de instrutores, coaching a equipes e diretores. Credenciado do SEBRAE há 17 anos e do Sistema SESI/SENAI/CNI. Coordenador Nacional do FORCEC/SESCAP-PR. Palestrante e Conferencista.
INFORMAÇÕES GERAIS

Caso haja desistência por parte do inscrito, não haverá devolução do valor nem a compensação do crédito para outro treinamento realizado pelo SESCAP-PR.

CERTIFICADO

O certificado estará disponível no site www.sescap-pr.org.br na aba "Qualificação - Cursos" dois dias úteis após a realização do evento e ficará disponível por um período de 6 meses. Para ter direito ao certificado de conclusão faz-se necessário 80% de frequência.

APOSTILA

A apostila estará disponível no site www.sescap-pr.org.br na aba "Qualificação - Cursos" até três dias antes do treinamento e deverá ser impressa pelo participante.

FALTAS

Não serão aceitas justificativas verbais ou por escrito para o abono de faltas.

CANCELAMENTO DO CURSO

O SESCAP-PR se reserva o direito de cancelar o curso, caso não haja um número mínimo de inscritos.

CURSOS COM PRÉ-REQUISITOS

Para os cursos com pré-requisito, o inscrito se responsabiliza por eventual não compreensão e captura do conteúdo ministrado, não reservando assim, o direito de devolução dos valores investidos.

Informações

(41) 3222-8183 com Wilian Maier ou pelo email capacitacao2@sescap-pr.org.br