A Semana Nacional do Meio Ambiente aconteceu entre os dias 1 e 5 de junho. Descartar equipamentos eletrônicos faz parte de uma consciência cidadã. Por esse motivo, o SESCAP-PR promoveu a campanha E-Lixo em todo o Paraná. Nos dias 7 e 8 de junho foi a vez de Umuarama realizar a campanha. Foram arrecadados 14.620 quilos de lixo eletrônico.

A ação foi realizada pela sexta vez na cidade e o local de coleta foi a Praça Miguel Rossafa. Foram descartados eletroeletrônicos como impressoras, telefones, computadores, entre outros equipamentos, como pilhas e baterias.

Uma empresa de alimentos da região descartou cerca de 150 equipamentos. “A gente já conhece a campanha, então guardamos os equipamentos e descartamos para que tenham a destinação correta”, explicou a responsável pelo descarte dos aparelhos da empresa, Ana Paula Tanabe.

A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Umuarama, a Universidade Paranaense (Unipar), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Sicoob. Alunos da Unipar e do IRFPR ajudaram na coleta. Separados em dois grupos, eles selecionaram os equipamentos que poderiam ser reaproveitados e quais deveriam ser descartados. Na oficina aberta os estudantes selecionavam peças de computadores e montavam equipamentos que poderiam ser reutilizados e doados para entidades.

Destino do lixo

Todo material recolhido foi destinado para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama (Cooperuma). A organização separa e faz a destinação final dos resíduos eletrônicos. A cooperativa funciona em um barracão no aterro sanitário, e gera emprego e recursos para famílias de baixa renda. (Sodré Júnior)