O SESCAP-PR realiza na próxima terça-feira e quarta-feira, dias 07 e 08, a sexta edição da campanha E-Lixo em Umuarama. Equipamentos como computadores, impressoras, televisores, aparelhos de som e vídeo, além de outros produtos inutilizados, poderão ser entregues no ponto de coleta na Praça Miguel Rossafa, das 9h às 16 h.   

A campanha tem como objetivo o recolhimento de materiais eletroeletrônicos para que sejam descartados corretamente, além de conscientizar a população quanto aos riscos oferecidos por esses produtos. A ação é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Umuarama, a Universidade Paranaense (Unipar), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Sicoob.

Segundo o diretor regional do SESCAP-PR, Hélio de Souza Camargo, muitas vezes ao comprar um produto eletroeletrônico novo, acabamos descartando o antigo indevidamente no lixo comum. “Essa atitude é prejudicial ao meio ambiente, pois muitos desses aparelhos contêm substâncias tóxicas”, alerta.

Destino do lixo

Todo material recolhido será destinado para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Umuarama (Cooperuma), que realiza a separação e destinação final dos resíduos eletrônicos. A cooperativa funciona em um barracão no aterro sanitário e gera emprego e recursos para famílias de baixa renda.

A campanha

A campanha E-Lixo foi lançada pelo SESCAP-PR, em 2011, para atender à demanda das mais de 35 mil empresas representadas pela entidade e geradoras deste tipo de resíduo. Com o passar do tempo, a campanha foi bem aceita e por isso aberta à população. Em cinco anos, já foram recolhidas mais de 280 toneladas de resíduos, nas cidades de Arapongas, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo e Umuarama. 

O que descartar?

O lixo eletrônico é todo resíduo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. Aproveite para descartar na campanha E-Lixo: computadores; monitores; televisores; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; impressoras; câmeras fotográficas; aparelhos de vídeo; pilhas, baterias; entre outros. Toners e lâmpadas não serão recolhidas. (Por Sodré Junior)