Evento ocorre nesta quarta-feira, 21, e visa sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação da mata urbana

 Na próxima quarta-feira, 21, Dia da Árvore, às 9h, a população de Umuarama vai dar um abraço no Bosque Uirapuru. A ação, denominada Abraço Ambiental, foi a forma que o Instituto Federal do Paraná (IFPR) encontrou para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservar a arborização urbana, que, salvo raríssimas exceções, vem sendo dizimada em muitos centros urbanos.

A ação conta com o apoio do SESCAP-PR e diversas entidades como Conselho Municipal do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Umuarama e Associação Comercial e Industrial de Umuarama (Aciu).

Recorde

Neste ano, Umuarama vai tentar quebrar o próprio recorde de maior abraço ambiental em bosque. A ideia é superar a marca de 2015, quando 1.382 pessoas participaram da ação. O evento reunirá empresários, professores, estudantes, servidores públicos e a comunidade em geral.

A professora Norma Barbado, idealizadora da ação, espera cerca de 2 mil participantes neste ano. Ela explica que o objetivo é garantir a sensibilização do maior número de pessoas quanto à importância de preservar a arborização urbana. “Espera-se também que o abraço ambiental possa subsidiar atividades de planejamento urbano, políticas públicas, visando solucionar eventuais problemas que ocorrem nos parques da cidade”, disse.

Participação

Para o diretor regional do SESCAP-PR em Umuarama, Hélio Camargo, ações como esta tem um grande significado, pois desperta na população a necessidade de cuidar do meio ambiente. “Então, vale a pena deixar o escritório por alguns instantes e participar do Abraço Ambiental”, disse Hélio, ao lembrar que a questão ambiental é levada a sério no SESCAP-PR. Ele cita como exemplo a campanha de recolhimento de lixo eletrônico (e-Lixo), realizada pela entidade em vários municípios paranaenses, que já retirou do meio ambiente mais de 300 toneladas de resíduos.

Fonte: (com informações Massa News)