Nesta semana, o SESCAP-PR realizou o curso “ABC do ICMS” em várias cidades do Paraná. Em Umuarama o treinamento ocorreu na segunda-feira, dia 11, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIU). Em Cianorte o curso foi realizado na terça-feira, dia 12, no auditório da Associação Comercial (ACIC). O curso foi ministrado pelo consultor Nikolas Duarte.

 Duarte reforçou que apesar do ICMS já ser um assunto bem discutido, o curso é importante para os profissionais analisarem os conceitos e entenderam toda a estrutura central do imposto. “Aqui a gente traz todos os conceitos, para então a pessoa visualizar isso no dia a dia e acabar mudando alguns procedimentos incorretos que eles adotam”, explicou.

 Os assuntos abordados foram desde o contribuinte do ICMS, passando por definição de base de cálculo e créditos do ICMS, até alguns cuidados com nota fiscal eletrônica e casos específicos de algumas empresas.

 Segundo o contador Marcos Antônio Esser Cunha, o ICMS é um tributo muito utilizado no cotidiano do escritório por isso é importante estar sempre atualizado. “Eu tinha uma dúvida sobre a tributação interestadual e o palestrante conseguiu solucioná-la”, afirmou. Já a analista tributária Criscia Delboni Cabreira destacou a metodologia do palestrante com diferencial do curso. “Ele tem uma didática muito boa, consegui tirar algumas dúvidas e gostei muito”, ressaltou. (Sodré Junior)