A Política Nacional para Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (PNDMPE) está em fase de construção e compete ao Ministério da Indústria Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empesa (Sempe), elaborar seu conteúdo. Por isso, nesta quarta-feira, representantes de entidades sindicais, empresários e governo estiveram reunidos na sede do MDIC, em Brasília, em uma oficina voltada ao debate de temas relacionados às micro e pequenas empresas. 

O mediador do encontro foi o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Mauro Nogueira, também autor de um livro que traz uma análise precisa dos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil. De acordo com Nogueira, “é fundamental que se priorize a questão da produtividade das MPE na elaboração da Política Nacional, além de dar o devido destaque ao papel das pequenas empresas no processo de desenvolvimento econômico do país”. 

A finalização do texto da Política Nacional está prevista para dezembro deste ano. O diretor de Apoio da Micro e Pequena Empresa da Sempe, Nizar Raad, explicou que, até lá, várias outras oficinas vão ser realizadas para o debate da PNDMPE. “Na reunião desta quarta-feira priorizamos a discussão de temas sugeridos pelo IPEA, como produtividade, desenvolvimento empresarial, inovação e informalidade. Várias outras entidades, como a Confederação Nacional da Indústria, também estão nos ajudando na proposta, pois essa é uma política que deve ser debatida por segmentos de toda a sociedade”, finalizou.

Fonte: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços