Orientação gratuita acontecerá nas cidades de Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama

Nesta sexta-feira, 12 de abril, é dia de campanha Declare Certo, ação realizada pelo SESCAP-PR para orientação de contribuintes sobre a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). O evento, feito em praças e locais públicos, conta com a participação voluntária de empresários e profissionais contábeis que esclarecem as principais dúvidas a vinte dias da entrega da declaração.  

Este é o 16º ano em que a ação ocorre e será realizado nas cidades Curitiba, Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama. “Em 15 anos de campanha, mais de 15 mil contribuintes foram orientados pelos profissionais contábeis e com isso nossa entidade frisa ainda mais a importância do papel dos profissionais contábeis na sociedade. Apesar das informações estarem cada vez mais acessíveis, os contribuintes sempre têm dúvidas sobre as mudanças específicas e questões tributárias e sentem mais segurança quando são sanadas por profissionais da área”, afirma o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco.

Incentivo ao repasse de IR a projetos sociais

Além das orientações sobre o preenchimento, os profissionais contábeis orientam a população sobre como fazer a destinação de parte do imposto devido ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

A campanha

O Declare Certo! é uma ação desenvolvida pelo SESCAP-PR desde 2004.  Em 2009, a campanha extrapolou as fronteiras do Paraná e foi realizada em Blumenau-SC. A partir daquele ano, começou a ser realizada pelos sindicatos filiados ao Sistema Fenacon de outros estados e hoje está presente em mais de 50 cidades brasileiras.

 

Confira os endereços e horários de atendimento

Arapongas: das 9h às 17h, na Praça da Igreja Matriz

Cascavel: das 9h às 17h, no Calçadão da Avenida Brasil (Travessa Padre Champagnat) – Centro

Curitiba: das 9h às 17h, na Boca Maldita (Calçadão da Rua XV de Novembro) - Centro

Francisco Beltrão: das 9h às 17h, na Praça Central

Foz do Iguaçu: das 14h às 20h, no Cataratas JL Shopping (Av. Costa e Silva, 185 – Centro)

Guarapuava (duas datas): 12 de abril: das 9h às 17h, no Calçadão da Rua XV de novembro (em frente ao Clube Guaíra) – Centro // 13 de abril: das 13h às 17h, no Shopping Cidade dos Lagos.

Maringá: das 9h às 17h, na Avenida Getúlio Vargas (entre as ruas Santos Dumont e Neo Alves Martins - em frente ao Banco Bradesco).

Pato Branco: das 9h às 17h, na Praça Presidente Vargas (Rua Guarani - em frente à agência da Caixa Econômica Federal)

Toledo: das 9h às 17h, no Calçadão do Lago Municipal (em frente ao Shopping Panambi)

Umuarama: das 9h às 13h, na Avenida Rio Branco, 3717 (em frente à Prefeitura Municipal).

Saiba mais: www.sescap-pr.org.br/declarecerto