Durante esta semana, o Instituto SESCAP-PR promoveu o curso “Intensivo Tributário” em várias cidades do Paraná. Em Umuarama o treinamento foi realizado na segunda-feira, dia 22, no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIU). Já em Cianorte, na terça-feira, dia 23, no auditório da Associação Comercial (ACIC). O curso foi ministrado pelo consultor Rômulo Albuquerque.

 O treinamento, que é voltado para profissionais de todos os níveis, abordou as novidades nas regras de apuração do lucro Real, Presumido e Simples. O tema foi discutido com linguagem e exemplos mais didáticos.

 O profissional contábil João Nascimento de Oliveira, elogiou o tema e a abordagem. “O treinamento me ajudou na atualização das novas regras e detalhes da legislação”, disse.

 Segundo Rômulo, as mudanças constantes na legislação são o que causam mais dúvidas nos profissionais. “São pontos não esclarecidos pela Receia e isso dificulta o trabalho.” É o caso da empresária contábil Dayse Ariozi. “A legislação muda com frequência e ainda não havendo o esclarecimento do fisco, fica mais difícil acompanhar”, ressaltou.

Além disso, em relação a supostos erros do fisco, Albuquerque busca orientar os profissionais de forma preventiva. “Nada de querer questionar o fisco de maneira desafiadora. Temos que fazer tudo de forma lícita e correta”, explicou.

Outro ponto que o consultor destaca é o foco em relação ao planejamento tributário. “Muitas pessoas fazem o planejamento visando menos tributos e simplificação de trabalho, mas essa ferramenta pode também dar uma resposta equivocada, dependendo de como você foca”, disse. (Sodré Júnior)