Vários empresários de Guarapuava participaram na quarta-feira (22) do curso sobre Atualização Trabalhista e Previdenciária, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig). A realização é do SESCAP-PR, onde mais de 40 participantes tiveram a oportunidade de atualizar os conhecimentos sobre as últimas definições do Tribunal Superior do Trabalho e normas previdenciárias como FAP e Desoneração da Folha de Pagamento.

A palestrante e advogada Christina Pila destacou a importância da atualização. “Por causa dessas alterações na legislação dos últimos anos, se os empresários não se atualizarem acabam perdendo direitos e inclusive lugar no mercado de trabalho”, argumentou.

Os empresários trabalharam dois módulos: o primeiro, "Trabalhista", que discutiu as estabilidades em contrato de experiência, insalubridade, descumprimento do intervalo intra jornada para repouso e alimentação, horas extras, utilização de instrumentos informatizados, a implantação do ponto eletrônico e os detalhes sobre a rescisão. “Existe um impacto com relação a essas alterações e muitas empresas não estão preparadas para isso e muitas empresas têm que buscar cursos para atualização porque se não podem ser surpreendidas”, argumentou a advogada.

No segundo módulo, os empresários discutiram as questões Previdenciárias, com a publicação dos índices para cálculo do FAP, as formas legais de redução da acidentalidade, os acidentes de trabalho e nexo técnico previdenciário, a contestação e conversão de acidente de trabalho para auxílio doença e considerações gerais sobre a folha de pagamento.