Implantação do sistema PJe-Calc foi um dos temas tratados

A Câmara de Peritos do SESCAP-PR reuniu-se nesta terça-feira, 06, na sede da entidade, em Curitiba, para discutir novas ações de trabalho. O encontro foi coordenado pelo diretor do SESCAP-PR, Evandro Pierini de Souza.

Um dos assuntos tratados foi a reunião com a desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, que preside o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná da 9ª Região, realizada no dia 08 de outubro, em Curitiba.  Além de tratarem sobre a reativação da Câmara, o grupo recebeu a notícia da possível criação de uma comissão do TRT9 para debater a implantação do PJe-Calc Cidadão, com a participação da Câmara de Peritos do SESCAP-PR. O Sistema de Cálculo Trabalhista foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a pedido do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, para utilização em toda a Justiça do Trabalho como ferramenta padrão de elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças, visando a uniformidade de procedimentos e confiabilidade nos resultados apurados.

O grupo deve fazer uma manifestação pedindo a flexibilização do prazo de implantação do sistema, previsto para o próximo ano, a fim de facilitar a inserção de dados no PJe-Calc.

Além disso, foram propostos meios para sugestões de novos eventos e cursos voltados à perícia para ampliar os debates entre os profissionais da área. Também será agendada uma reunião com os membros da Câmara de Desenvolvimento do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), para conhecer os critérios do Programa de Educação Continuada, que pontua os cursos realizados pelo SESCAP-PR.

O Guia de Peritos do SESCAP-PR foi outro tema discutido, já que deve ganhar uma nova versão impressa para facilitar a consulta por juízes e magistrados.

Para Souza, a reativação da Câmara permitiu o resgate da participação de profissionais da área na entidade e promove uma importante troca de experiências. “Nosso objetivo é implementar uma agenda permanente de aperfeiçoamento, melhoria contínua e reivindicações da classe junto aos órgãos competentes”, descreveu o diretor.

Reuniões mensais

O grupo decidiu, ainda, que serão realizadas reuniões mensais: uma exclusiva para os membros da Câmara e outra para o público que tem interesse em participar.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 4 de dezembro, no auditório da sede do SESCAP-PR, em Curitiba. Às 17 horas inicia a reunião dos membros da Câmara e às 18h tem início o encontro aberto para o público.

Participação

Também estiveram na reunião o perito Marcello Padula; Cassio Eliakim Fujimoto, da Apepar; Elhana Maria Farias, do Corecon; Jorge Tavares, do CRCPR; Rogério Heylmann, do Corecon; Sileide Oliveira e Val Siejka, do SESCAP-PR.