SESCAP-PR participou da ação alusiva ao Dia da Árvore, organizada pelo Instituto Federal do Paraná

 A população de Umuarama quebrou pela segunda vez o recorde de maior abraço ambiental em bosque. A ação aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, e reuniu 1.550 participantes. Na primeira edição do evento, realizada no ano passado, 1.382 pessoas participaram do abraço simbólico no Bosque Uirapuru. E o SESCAP-PR mais uma vez deu a sua contribuição para a superação da marca. Participaram da ação o diretor regional, Hélio Camargo, o delegado suplente, Minoru Kozima, colaboradores da entidade, além de empresários de serviços convidados.

 O Abraço Ambiental, como a ação foi denominada, foi a forma que o Instituto Federal do Paraná (IFPR) encontrou para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de preservar a arborização urbana, que, salvo raras exceções, vem sendo dizimada em muitos centros urbanos.

Segundo a professora do IFPR, Norma Barbado, idealizadora do evento, a quebra do recorde é importante, pois dá visibilidade para a importância da preservação da arborização urbana. Ela destacou ainda, que também está sendo feito um trabalho de educação ambiental na cidade. “A gente está indo nas escolas, divulgando a importância de preservar não só o bosque, mas todas as árvores, e também falando sobre replantio e podas”, explicou.

Para que o projeto alcançasse o novo recorde, dezenas de instituições e entidades se mobilizaram para o evento que abraçou o bosque. Além do SESCAP-PR, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Umuarama, da Associação Comercial e Industrial (Aciu), e de várias escolas municipais, estaduais e particulares. Representantes do RankBrasil também compareceram para acompanhar a contagem de participantes. A data ainda celebrou o Dia da Árvore.

 SESCAP-PR e a questão ambiental

Hélio destacou que a questão ambiental é levada a sério no SESCAP-PR, e por isso a entidade fez questão de participar ativamente do trabalho. “Além de trazer nossos diretores e colaboradores para a ação, também incentivamos os empresários a deixarem o escritório por alguns instantes e participarem do Abraço Ambiental com a gente”, disse. A entidade também distribuiu eco bags para os participantes do evento.

 Ele lembrou ainda que o SESCAP-PR também desenvolve um importante trabalho de conscientização ambiental. “Há seis anos a entidade promove em vários municípios paranaenses a Campanha E-Lixo. Essa ação de coleta de equipamentos eletrônicos já retirou mais de 300 toneladas de resíduos do meio ambiente”, ressaltou.