REGULAMENTO DO PROGRAMA “G. CONTÁBIL”.

(Treinamento e Capacitação em Gestão de Empresas Contábeis)

1. FINALIDADE

1.1. Este Regulamento dispõe sobre o funcionamento do “PROGRAMA DE GESTÃO PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS”, designado abreviadamente pela sigla “G. CONTÁBIL”, dirigido às empresas prestadoras de serviços contábeis, estabelecendo ainda objetivos, requisitos para inscrição e obtenção de certificado de conclusão, valores e formas para pagamento e demais normas.

2. OBJETIVOS E PÚBLICO ALVO:

2.1. Objetivos Primários: Propiciar aos participantes subsídios teóricos para elaborar na prática o planejamento estratégico, operacional, controles internos e implantar o programa de qualidade “5s” específico para empresas prestadoras de serviços contábeis. Ponderar a partir da autoconstrução do processo de gestão, ancorados nos modelos de gestão já existentes, quanto aos aspectos da produtividade, da confiabilidade, da coerência de processos e ainda quanto ao contexto global da prestadora de serviços avaliando assim, se todos os itens ponderados encontram-se afinados em sua máxima produtividade e qualidade quanto aos resultados almejados.

2.2.       Público Alvo: Empresários contábeis.

3. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1. Ser pessoa física vinculada à pessoa jurídica (ou assemelhada/equiparada) que desenvolva atividade econômica de prestação de serviços contábeis.

3.2. O prazo para inscrição será definido por portaria.

4. DA ESTRUTURA DO PROGRAMA

4.1. Para a realização do Programa “G. Contábil” serão empregadas as seguintes metodologias:

ü  Exposição de cada um dos temas através de recursos audiovisuais (data show, etc.);

ü  Atividades práticas: cada participante irá desenvolver o seu planejamento, tendo em vista a sua realidade específica;

ü  Visita técnica ao escritório de cada um dos participantes ao final do período de implantação.

4.2. Serão fornecidos, aos participantes, material didático-pedagógico. Utilizar-se-á, ainda, de recursos áudio visuais, além de dinâmicas de grupo, testes, exercícios de fixação e desenvolvimento, trabalhos em grupos e exposição dialogada, além de exercícios externos.

4.3. O conteúdo programático consistirá em:

1º ENCONTRO/TEMAS:

a)   Análise dos cenários das empresas prestadoras de serviços contábeis;

b)   Análise do ambiente externo: ameaças e oportunidades;

c)   Transformando ameaças em oportunidades: a era digital e a convergência às normas internacionais;

d)   Análise do ambiente interno: pontos fortes e pontos fracos;

e)   Histórico da prestadora de serviços contábeis;

f)    Visão;

g)   Missão;

h)   Política, crenças e valores.

Carga horária: 08 horas.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante fará exposição dos temas interagindo com os participantes;
  • Cada um dos participantes irá relatar o cenário dentro da sua realidade;
  • Cada participante irá identificar as suas próprias ameaças e oportunidades;
  • Cada participante irá identificar os seus pontos fortes e fracos;
  • Cada participante será orientado a relatar a história da sua empresa contábil para, mais adiante, compor uma parte do Manual de Orientação ao Cliente e também o Manual de Procedimentos Internos;
  • Palestrante apresenta os temas: missão, visão, políticas, crenças e valores;
  • Cada participante estabelece sua missão, visão, políticas, crenças e valores;
  • Tudo que for produzido pelos participantes será revisado pelo palestrante e apresentado por e-mail aos participantes para aprovação final.

 

2º ENCONTRO/TEMAS:

a)   Organograma da empresa de serviços contábeis;

b)   Código de ética;

c)   Ética e responsabilidade socioambiental;

d)   Normas e procedimentos internos;

e)   Fluxograma de serviços oferecidos;

f)    Fluxograma por departamento.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante fará a orientação inicial sobre como elaborar o organograma;
  • Os participantes elaboram o organograma de sua empresa;
  • O palestrante fará orientação de como elaborar um Código de Ética, e sua importância no mundo corporativo;
  • Cada participante vai construir seu próprio Código de Ética;
  • O palestrante apresenta a importância de se ter Normas e Procedimentos Internos e como elaborá-los;
  • Cada participante irá elaborar suas próprias normas;
  • O palestrante apresenta a importância e a maneira correta de elaborar fluxogramas;
  • Ao final, o palestrante recolhe tudo que foi produzido, fará uma análise e encaminha para cada participante por e-mail para aprovação final.

Carga horária: 8 horas.

 

3º ENCONTRO/TEMAS:

a)   Plano de trabalho;

b)   Manual de procedimentos internos;

c)   Manual de orientação ao cliente.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante apresenta a importância e a maneira de elaborar um Plano de Trabalho;
  • Cada participante inicia a elaboração do seu Plano de Trabalho;
  • O palestrante apresenta a importância do Manual de Procedimentos Internos;
  • Os participantes sugerem tudo o que gostariam de ter no seu Manual de Procedimentos Internos e entregam ao palestrante;
  • O palestrante apresenta a importância do Manual de Orientação ao Cliente;
  • Os participantes sugerem tudo o que gostariam de ter no seu Manual de Orientação ao Cliente e entregam ao palestrante;
  • O palestrante recolhe tudo que foi produzido pelos participantes e faz a revisão e sugestões e encaminha para cada participante por e-mail para aprovação final.

Carga horária: 08 horas.

 

4º ENCONTRO/TEMAS:

a)   Avaliação de produtividade;

b)   Mapa de erros;

c)   A importância do programa de qualidade “5s”;

d)   O gestor do programa de qualidade;

e)   Papéis de trabalho;

f)    Plano de implantação e manutenção do “5s”.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante apresenta os temas avaliação de produtividade e mapa de erros e mostra como cada participante pode por em prática estes temas;
  • O palestrante apresenta o Programa de qualidade “5s”;
  • Os participantes elaboram os papéis de trabalho, definem o dia da largada, escolhem o coordenador do programa e estabelecem os demais critérios necessários.

Carga horária: 08 horas.

 

5º ENCONTRO/TEMAS:

a)   O dia da largada do “5s”;

b)   Orientação para manutenção e acompanhamento do programa “5s”;

c)   Levantamentos e avaliação dos controles internos dos departamentos;

d)   Definição dos controles internos dos departamentos.

Desenvolvimento dos temas:

  • Orientação para largada do “5s”;
  • Participantes definem as estratégias para o dia da largada do “5s”;
  • Orientação para manutenção e acompanhamento do programa “5s”;
  • Os participantes definem a forma de acompanhar e manter o programa “5s”;
  • Levantamentos e avaliação dos controles internos dos departamentos;
  • Definição dos controles internos dos departamentos.

Carga horária: 08 horas.

 

6º ENCONTRO/TEMAS:

PARTE I

a)   Revisão geral de todas as etapas do Programa de Qualidade;

b)   Comentários dos erros e acertos na elaboração, implantação e manutenção.

Desenvolvimento dos temas:

  • O palestrante realiza a exposição das principais dificuldades encontradas pelo grupo;
  • Os participantes interagem comentando seus erros e acertos;

Carga horária: 04 horas.

PARTE II

a)   Palestra motivacional;

b)   Entrega da placa em aço escovado com a missão para cada participante;

c)   Entrega dos Manuais de Orientação ao Cliente;

d)   Entrega dos Manuais de Procedimentos Internos;

e)   Mensagem do Presidente do SESCAP-PR.

Carga horária: 04 horas.

 

VISITA TÉCNICA:

Após o 6º encontro, os participantes receberão consultoria que consistirá na realização de visita técnica de 2 (duas) horas, no estabelecimento do participante. Esta visita, conforme conveniência e acordo entre as partes, poderá ser fracionada, limitando-se, no entanto, à quantidade de horas acima consignada.

5. DOS PREÇOS E DAS CONDIÇÕES E FORMA DE PAGAMENTO

5.1. O preço, por empresa participante, será definido mediante portaria.

5.2. Seja em virtude de desistência do participante ou, em caso de inadimplência, o SESCAP-PR não restituirá, em hipótese alguma, os valores já pagos, nem perdoará os valores inadimplidos, objeto do contrato firmado entre as partes.

5.3. Em qualquer hipótese não haverá direito a crédito a ser utilizado futuramente pelo participante que, por qualquer razão desistir de frequentar o Programa “G. Contábil”, ou se tornar, a qualquer tempo, inadimplente.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Para formação da turma será necessário à efetivação de inscrição de, no mínimo, 15 (quinze) e no máximo 20 (vinte) empresas participantes. A empresa de serviços contábeis inscrita no programa GContábil terá direito a participação de duas pessoas por encontro, sendo o sócio/proprietário e um gerente ou colaborador.

6.2. Eventuais despesas decorrentes da realização de visitas técnicas, a pedido do participante, além da visita técnica já inclusa no conteúdo do próprio Programa “G. CONTÁBIL” correrá por conta exclusiva do participante que solicitá-las.

6.3. Na hipótese de não ser alcançado o número mínimo de inscrições, ao SESCAP-PR é reservado o direito de não abrir a turma, ficando obrigado, entretanto, à devolução integral do valor pago, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

6.4. O participante deverá ter presença global mínima de 75%. Se as faltas superarem este percentual, será considerada, para todos os efeitos, a desistência do participante.

6.5. Concluído o programa, o participante receberá o correspondente certificado.

6.6. O presente Regulamento somente poderá ser alterado por deliberação da Diretoria Executiva do SESCAP-PR.

6.7. Os casos omissos e demais situações que exijam regulamentação para o bom desenvolvimento do Programa “G. CONTÁBIL” serão solucionadas através da expedição de Portaria pelo SESCAP-PR.

6.8. As disposições contidas neste Regimento passam a vigorar na data de sua aprovação pela Diretoria Executiva do SESCAP-PR.

6.9. As condições previstas no presente regulamento, ressalvadas as alterações posteriormente realizadas, vigerão, exclusivamente, para as turmas do “G. CONTÁBIL” exercício de 2018.


Curitiba, 06 de junho de 2018.


Alceu Dal Bosco
Presidente