Educação Executiva
Para melhores Resultados

Inscreva-se

O FORCEC – Programa de Formação em Consultoria, sucesso em todo o Brasil com mais de 670 profissionais formados, está de volta.

A capacitação foi criada pelo SESCAP-PR e tornou-se referência em todo o País por possibilitar a ampliação do portfólio de serviços ofertados pelos empresários. Com a disponibilização de mais um serviço, os empresários contábeis passam a ser mais do que um contador, mas um verdadeiro consultor de seus clientes, auxiliando-os na definição de melhores estratégias e soluções gerenciais.

O programa é coordenado por Luiz Carlos Tiossi, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Comércio Exterior e Mercosul.

São nove encontros de oito horas que tratam de temas como o desenvolvimento de habilidades consultivas, diagnóstico de consultoria e da análise do departamento de pessoas. O programa ainda dedica parte de seu conteúdo para noções de marketing e metodologias mercadológicas aplicadas à realidade das empresas. O tema de finanças também ganha espaço a partir da análise de processos gerenciais, administrativos, contábeis e financeiros.

  Confira a Programação  

ENCONTRO 1
Desenvolvendo habilidades consultivas

Carga horária: 08 horas

Tema voltado ao entendimento das habilidades necessárias para o desenvolvimento da consultoria em diversas frentes. Dimensionado por meio de exposição dialogada das competências imprescindíveis de um consultor, haverá aplicação de testes para verificação do estágio consultivo de cada participante, do entendimento dos ambientes de consultoria e seus aspectos.

  • Perfil consultivo;
  • Características de liderança e ação
  • Competências consultivas
  • Práticas de relacionamento e ambientes de consultoria

ENCONTRO 2
1ª etapa: Composição de Diagnóstico de Consultoria

Carga horária: 08 horas

Será feita por meio do desenvolvimento e aplicação de ferramenta de diagnóstico específica para implementação de processos consultivos nas empresas. O primeiro passo para qualquer processo consiste no entendimento dos conceitos básicos para o desenvolvimento de diagnósticos precisos e corretamente indicativos às áreas de necessidade e são divididos em quatro grupos:

  • Conceito de diagnóstico consultivo
  • Ferramentas de diagnóstico
  • Áreas de diagnóstico
  • Modelos e mecanismo de análise (macroambiente e microambiente)
  • Técnicas de entrevista, prospecção e avaliação
  • Metodologia e processos para diagnósticos organizacionais empresariais

ENCONTRO 3
Análise Diagnóstica do Ambiente de Pessoas/RH-1

Carga horária: 08 horas

Tem como objetivo a observação sistematizada e analítica do ambiente relacionado a pessoas de uma organização.

  • Análise preliminar dos ambientes de RH
  • Recrutamento, seleção, contratação e demissão
  • Análise dos processos de liderança; ferramentas de comunicação corporativa
  • Administração de conflitos
  • Questionário de diagnóstico
  • Organizacional em pessoas
  • Parecer técnico
  • Formatação de plano de ações e melhorias
  • Métodos de monitoramento

ENCONTRO 4
Análise Diagnóstica do Ambiente de Pessoas/RH-2

Carga horária: 08 horas

Sequência do Encontro 3.Sequência do Encontro

ENCONTRO 5
Análise Diagnóstica do Ambiente de Marketing – 1

Carga horária: 08 horas

Propõe a análise diagnóstica das aplicações mercadológicas, posicionamentos, análise de linhas de produtos, adequações, marcas, força de mídia (meio e mensagem). Foca nos conceitos contemporâneos do marketing aplicados à realidade e mercado das empresas.

  • Análise preliminar dos ambientes de marketing
  • Conceitos, áreas e ambiente de marketing
  • Marketing de serviços, produtos, indústria
  • Merchandising e ponto comercial
  • Composto promocional
  • Ferramentas de vendas e qualidade no atendimento ao cliente
  • Questionários de diagnóstico organizacional em marketing
  • Parecer técnico
  • Formatação de plano de ações e melhorias
  • Métodos de monitoramento

ENCONTRO 6
Análise Diagnóstica do Ambiente de Marketing – 2

Carga horária: 08 horas

Sequência do Encontro 5

ENCONTRO 7
Análise Diagnóstica do Ambiente de Finanças – 1

Carga Horária: 8 horas

Análise diagnóstica das orientações e práticas administrativo-contábeis financeiras, sistemas e processos de controle, posicionamento contábil-gerencial, endividamentos, balanços gerenciais, composição e análise de índices e indicadores (liquidez, giro, solvência, patrimônio líquido, break even point).

  • Análise preliminar do ambiente financeiro
  • Controles financeiros essenciais
  • Análise financeira preliminar
  • Matemática financeira básica para funções consultivas
  • DRE, balancetes, ponto de equilíbrio e balanços gerenciais
  • Análise de balanço
  • Questionário de diagnóstico organizacional em marketing
  • Parecer técnico
  • Formatação de plano de ações e melhorias
  • Métodos de monitoramento

ENCONTRO 8
Análise Diagnóstica do Ambiente de Finanças – 2

Carga Horária: 8 horas

Sequência do Encontro 7

ENCONTRO 9
Apresentação presencial

Carga Horária: 8 horas

Exposição dos trabalhos e atividades de consultoria desenvolvidos ao longo do programa de forma orientada

;