Certificação Digital

Para que serve

e-CPF

O e-CPF é um documento eletrônico que funciona exatamente como uma versão digital do CPF. Possibilita, inclusive, o acesso ao e-CAC da Receita Federal (para consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal da pessoa física e da jurídica, emitir certidões, cadastrar procurações eletrônicas, acessar o ITR e o Simples Nacional). Permite também o acesso ao SISCOMEX para entrega de declarações, acompanhamento de processos legais e tributários, participação em licitações e autenticação de documentos digitalmente.

Atualmente, o e-CPF é comercializado nos tipos A1 e A3.

e-CNPJ

O e-CNPJ é um documento eletrônico que funciona exatamente como uma versão digital do CNPJ. Possibilita o acesso ao e-CAC da Receita Federal; permite entrega de declarações, emissão de notas fiscais eletrônicas, acompanhamento de processos legais e tributários e autenticação de documentos digitalmente.

Atualmente, o e-CNPJ é comercializado no tipo A1 (software) com validade de 1 ano e no tipo A3, no Cartão ou Token, com validade de 3 anos.

NF-e/NFC-e

A NF-e é um produto criado exclusivamente para assinar e transmitir nota fiscal eletrônica, atribuindo ao funcionário responsável de sua organização a responsabilidade restrita sobre ele.

Este certificado possui uma característica importante: é permitido à empresa possuir mais de um certificado NF-e, pois o responsável por ele pode ser qualquer funcionário da organização, diferente do que ocorre com um e-CNPJ.

Como escolher o tipo de certificado digital para NF-e/NFC-e:

Antes de adquirir um certificado digital para NF-e/NFC-e, consulte o fornecedor do seu sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas sobre a compatibilidade do mesmo com certificados dos tipos A1 ou A3. Cada sistema possui características técnicas diferentes e requer um certificado para NF-e específico. Essa consulta evitará contratempos.

CT-e

Certificado digital para CT-e é direcionado a empresas que possuem frotas para transporte de cargas. Todos os modais devem utilizar o CT-e: aéreo, rodoviário, aquaviário, ferroviário e dutoviário.

O Certificado Digital para CT-e é destinado especialmente para as operações de Nota Fiscal e Controle de Transporte Eletrônico, o que permite à sua empresa organizar a solicitação de certificados digitais para cada um dos seus usuários, servidores ou HSM (Hardwares Criptográficos de grande capacidade de processamento) utilizados pelos sistemas de emissão de NF-e disponíveis no mercado.

O certificado digital deve ser adquirido pela pessoa jurídica emitente do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Certificado de Servidor

O Certificado de Servidor Web é utilizado para garantir a identificação, a privacidade e a integridade dos dados que trafegam entre o navegador do seu cliente e o servidor web. É ideal para o uso em aplicações financeiras, de comércio eletrônico ou governamental.